segunda-feira, 11 de maio de 2009

Um Curso em Milagres


Aproveito a participação do Moisés (Obrigada!) para escrever um pouco sobre Um Curso em Milagres - Foundation for Inner Peace, EUA.


Ouvi falar a primeira vez sobre o Livro e logo de cara adoreeei o nome! Eu sempre concordei com aquela frase do Einstein que diz: "Há duas formas de ver a vida: uma é crer que não existem milagres, a outra é acreditar que tudo é um milagre.".


Imaginem o que é um livro-curso que nos ensina a acreditar que tudo é um milagre? E mais aindaaaa!!! Nos ensina a fazer milagres nas nossas vidas e também na vida das outras pessoas!!!


Bom, quem me falou do livro foi um grande amigo que está seguindo um caminho espiritual há muito tempo, além de ser um Master PNL e ler vááários livros sobre os mais diversos assuntos...

Fiquei curiosa para ler, saber mais, mas achei que não estava preparada e resolvi presentear o Miguel, na época meu noivo, pois ele já estava mais "avançado". Achei que seria legal fazer uma surpresa para ele, então encomendei o livro na Fnac. Um dia recebi um sms avisando que o livro tinha chegado. O Mig estava super ansioso pra saber que surpresa eu tinha aprontado dessa vez... Ele não estava gostando do suspense... Às vezes achamos que vamos fazer uma surpresa boa para alguém, que será maravilhoso, mas aprendi que a pessoa pode não pensar o mesmo...


Quando ele viu que eu entrei na Fnac já ficou impaciente! Ele ama a Fnac, adora comprar livros lá e ficar conhecendo as novidades, mas me disse que já tinha lido tantos livros que estava desmotivado... Não "se encaixava" mais nas verdades dos autores e estava cansado de ler o que indicavam para ele. Todo mundo recomendava algum livro, dizia que era o melhor do mundo e aí ele comprava, lia e não sentia nada... Eu tentei acalma-lo: "Calma, Mi, você nem sabe qual é a surpresa!". Mas ele continuou certo de que seria mais um livro ruim. Eu tive que contar a surpresa: "Amor, ok, é um livro, mas esse é diferente!!! Você vai ver!".


Quando ele viu o livro teve um ataqueeee!!! "O queee??? Quantas páginas tem esse livro? Quem escreveu isso? Qual o nome do autor? Quanto custa? 53 euros? É muito dinheiro por um livro!!! Que tanto pode ensinar um livro desse tamanho?"


Viu a minha cara de desaprovação, se acalmou um pouco e me pediu: "Espere, vou ler um pouco pra ver se vale a pena! Estou cansado de ler as recomendações das pessoas... Mas agora passaram dos limites!!! Recomendar um livro com mais de 1000 páginas, vou passar a vida a ler!!!!"


Ele leu algumas linhas, folheou o livro e concluiu: "Não vale a pena! Eu não quero comprar esse livro." E eu respondi: "Você não quer, mas eu quero. Quem vai comprar sou eu e vou te dar de presente." "Ok, quer comprar, compre. Leia você e depois me diz o que achou..."


Sai da Fnac com o livro, com o Miguel de cara feia, com uma parte mim frustrada por minha surpresa não ter sido como eu esperava e com outra parte de mim satisfeita por ter conseguido o livro. Sentia que seria um desafio ler-fazer Um Curso em Milagres... e tem sido assim desde então...


Logo depois que chegamos em casa com o livro eu comecei a ler e a amar! A minha alegria foi tanta que o Miguel começou a ler!!! E pasmem: ele continuou diariamente, ininterruptamente, completamente absorvido pelos textos e lições do curso... Enquanto isso, eu parei!


Inventei mil desculpas para não ler, dizia que não dava certo duas pessoas lerem o mesmo livro. Sentia um desconforto no meu corpo, zumbidos no ouvido, dores nas costas. A linguagem me parecia católica demais, as folhas eram finas e me lembravam a bíblia. O português de Portugal me confundia.


Ao mesmo tempo sabia que tinha tanta verdade naquelas palavras que pareciam sair vivas do livro e abraçar meu coração, silenciar minha mente e me desligar do meu corpo. Era como se o que estava escrito ali me conectasse diretamente com meu espírito, mas era como se meu corpo me segurasse para eu não ir, criando as maiores resistência físicas possíveis... Era um fenômeno que estava acontecendo dentro de mim e eu não sabia lidar com ele.


Então li O Novo Mundo do Eckhart Tolle, um livro fantástico que me ajudou a entender o que estava acontecendo...


Enquanto isso, observei uma transformação linda no Miguel! Conheci nele um homem muito mais amoroso, humilde, paciente, generoso, sábio... Nesse meio tempo até casamos!


Mesmo sem ler, acreditava no poder do livro e até indicava para as pessoas! O Mig e eu passamos a conversar muito sobre o Curso, fazer pesquisas na internet, até fomos a um grupo de estudos. Às vezes pedia para que ele lesse para mim... outras vezes eu mesma abria o livro e lia alguma parte. Até que um dia, decidi que compraria um livro só para mim. Uma versão brasileira de Um Curso em Milagres. Não haveriam mais desculpas!!! Decidi que faria o curso diariamente e ignoraria os sinais do meu corpo, pois eu não sou o meu corpo. Tenho um lindo corpo saudável que pode colaborar para a minha evolução mental e espiritual e não pode ser uma limitação. Meus olhos são a ferramenta que uso para ler, minhas mãos seguram o pesado livro e meu pescoço e coluna sustentam minha cabeça na posição mais confortável para a leitura. Me conscientizei que seria tudo perfeito, um momento de reflexão e interiorização na qual atingiria o equilíbrio corpo, mente e espírito.


E assim tem sido agora! Hoje fazer Um Curso em Milagres é um desafio que eu abraço com prazer. Estou fazendo o curso com frequência e entusiasmo. O Miguel, o meu amigo Alex (a propósito, ele é o amigo que eu falei no começo) e eu decidimos organizar eventos com o propósito de estudar, falar, ler, fazer, dançar, sentir, viver Um Curso em Milagres e a nossa verdade interior.

Sentimos que é um caminho poderoso e transformador que se baseia no que é verdadeiramene real, o amor e acreditamos que pode ajudar a Humanidade. É, Humanidade, você mesma!!! Sim, querida, pode me ajudar também, aliás já tem me ajudado. E já tem te ajudado também... acredite!

Um comentário:

  1. Fé,
    Em minha opinião o Curso desafia qualquer um a olhar para si mesmo, amando incondicionalmente a si e ao outro, em novas percepções inconfundivelmente felizes. Deus ensina o segredo.
    Henrique.

    ResponderExcluir