terça-feira, 27 de outubro de 2009

A vida não tem sentido...

(...) A vida não tem sentido. E este é o maior presente de Deus.
Pense sobre isso.
É exatamente porque Deus não anunciou seu propósito que a vida é um livro aberto. Um livro que nós devemos escrever. Nós é que devemos decidir qual será o nosso propósito.
Se Deus tivesse escolhido uma razão para nossa vida aqui na Terra, Ele nos teria dito qual era. Ele não permitiria que passássemos anos, décadas, séculos procurando pela resposta. Se quiser, você pode continuar acreditando que Deus anunciou o propósito da vida. Mas por que ninguém sabe qual é?
Está bem, alguns sabem. Quer dizer, pensam que sabem e acham que o resto do mundo é que não compreende.
Na verdade, essa é a posição tomada pelas maiores religiões do mundo! Elas acreditam saber qual é o sentido da vida. Há até mesmo religiões que dizem ser o propósito da vida, e tudo o que temos a fazer é seguir seus dogmas para sermos salvos. Ou então podemos ser mandados direto para o fogo do inferno.
Isso não seria tão sério se não houvesse centenas de religiões proclamando essencialmente a mesma coisa.
Se Deus realmente tivesse estabelecido um propósito para a vida e quisesse que ele fosse conhecido por todos, você concorda que Ele teria escolhido uma forma bastante simples de anunciá-lo?
A interminável discussão sobre esse assunto se deve ao fato de que não um sentido específico para a vida. Simplesmente porque Deus deseja que cada um de nós crie seu próprio sentido. Se Ele já tivesse criado um, teria nos tirado a maior oportunidade e a melhor ferramenta que temos para realizarmos a função da vida.
Embora a vida não tenha um propósito, ela tem uma função.
Propósito e função são coisas bem diferentes. Um carro funciona por combustão com o propósito de levar pessoas de um lugar para o outro. Um forno de microondas funciona fazendo as moléculas do alimento vibrarem rapidamente, e seu propósito é aquecer a comida.
A vida funciona de uma maneira particular, mas não com um propósito determinado. Foi por isso que Deus criou como função da vida a determinação de um propósito. Em outras palavras:
A função de sua vida é criar um sentido para ela. Ao fazer isso, você dá origem ao seu eu. Você decide quem e o que você realmente é - e quem você vai ser daí para frente.

Deus está constantemente criando e recriando a Si Mesmo. Está a cada momento decidindo o que Deus será a seguir. Esta é a Sua mais estimulante função. (Na verdade, é a única função de Deus). Isso é pura criação.
O objetivo deste texto é mostrar a você que Deus não designou um sentido para a vida. Ele está esperando que você o faça. Você é que tem de criar uma razão d' être, uma razão de ser. E você ainda não fez isso.
Assim, o Passo nº1 é decidir e declarar o que é a vida para você. Qual é o propósito da sua vida? Se não souber responder a esta pergunta, tente responder a uma outra, mais ampla: qual é o propósito da vida em geral?
Aqui está a parte ardilosa... você não deve procurar a resposta em nenhum lugar. Sente-se e descubra sozinho. Não pergunte a si mesmo... diga a si mesmo!
Repita para si mesmo o sentido da vida em geral e depois decida qual será o propósito da sua vida.
A primeira reação a este exercício pode ser um sentimento de opressão. Você pode achar que a pergunta é complexa, que o assunto é vasto demais, que está além da sua capacidade de entendimento. Mas não está. E esse é apenas o primeiro passo rumo à sua felicidade.(...)
O problema é que você provavelmente ainda pensa que há uma resposta certa, então não acredita que possa simplesmente escolhe-la. Só que não existe resposta certa ou errada.
A função da sua vida é responder à pergunta sobre o propósito da sua vida e a resposta que você der, seja ela qual for, será sempre a certa.
Sim... Deus deu a você toda essa autoridade.
Sim... Deus deu a você toda essa liberdade.
Sim... Deus deu a você todo esse poder para criar. (...)
Faça sua luz brilhar aprendendo a expressar seu verdadeiro eu.
Neale Donald Walsch (autor de Conversando com Deus)

Para ilustrar o texto e ressaltar a importância de definirmos o nosso propósito de vida, coloco a imagem da pirâmide de R. Diltz que coloca como nível mais alto a nossa Missão.


A nossa missão é o nosso propósito e é o que define quem Somos, no que acreditamos, o que valorizamos, as capacidades que adquirimos, o comportamentos que temos e o efeito que provoca no mundo.
Cada vez mais sinto que a felicidade da Humanidade está diretamente associada ao desenvolvimento da espiritualidade, à descoberta da Missão de vida, à expressão do verdadeiro EU...
Você é um SER humano e não um "fazer humano".
Um beijo com amor,
Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário